Autoridades municipais, especialistas em trânsito, policiais militares, voluntários e estudantes participaram, na manhã desta sexta-feira (17), da solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito. Uma intensa programação foi preparada para conscientizar as pessoas de que o trânsito mata. As atividades são desenvolvidas através da parceria entre a Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, SEST-SENAT e órgãos de trânsito.

Este ano, a Semana Nacional do Trânsito tem como tema central o uso do cinto de segurança e da cadeirinha. O equipamento é obrigatório, mas ainda passa despercebido por muitos motoristas. Cerca de 20% dos condutores e passageiros do banco da frente não usam o equipamento. Na parte de trás do veículo, 80% dos passageiros não usam o cinto. Eles se esquecem que o cinto e cadeirinha podem salvar vidas.

A Semana do Trânsito foi aberta com uma solenidade cívica e logo em seguida, estudantes de diversas escolas saíram pelas ruas do centro da cidade em uma caminhada pela paz no trânsito. A programação inclui ainda a realização de blitzem educativas, palestras, apresentação de cinema e um seminário para conscientizar os jovens. As atividades vão até o dia 26 de setembro.

Com este trabalho autoridades e órgãos de trânsito querem conscientizar os usuários das vias públicas para a violência no trânsito. Em Patos de Minas, o número de acidentes é preocupante. Só no primeiro semestre deste ano, foram registrados pela Polícia Militar 427 acidentes sem vítimas, 540 com vítimas não fatais e sete com vítimas fatais. Até agora, oito pessoas morreram vítimas do trânsito, só no perímetro urbano.