Motoristas que passaram pela rua Agenor Maciel na noite dessa segunda-feira (30) presenciaram uma cena inusitada. Os dois semáforos do cruzamento com a rua Cinco de Maio estavam com todas as luzes acesas. Os mais apressadinhos passavam sem dar muita atenção ao problema. Por sorte nenhum acidente foi registrado no local.

A sinalização é um dos problemas do trânsito de Patos de Minas. Na Major Gote, o excesso de placas dificulta o entendimento dos motoristas. Em alguns pontos, semáforos antigos dificultam a visão dos condutores de veículos. Em outros locais a falta da sinalização eletrônica é motivo de preocupação.

No cruzamento das avenidas Brasil e Getúlio Vargas, os motoristas têm dificuldades para saber se o sinal está aberto ou fechado. De manhã o sol ofusca a visão de quem desce a avenida Brasil em direção ao Cristavo. À tarde o problema ocorre com os motoristas que trafegam em direção à rua Major Gote.

Em outros trechos, a falta do sinaleiro dificulta a ação dos motoristas. Quem pega a rua Marechal Floriano nos horários de pico, por exemplo, tem que exercitar a paciência. Às vezes é preciso esperar um longo tempo e a boa vontade de um motorista que permita a entrada na rua Major Gote. O mesmo acontece no cruzamento da rua Tenente Bino com a Getúlio Vargas.

A diretora de trânsito da Prefeitura, Lucimar Souto informou que novos equipamentos estão sendo adquiridos. De acordo com ela há previsão para a instalação de semáforos nos seguintes cruzamentos:

Avenida Piauí com a rua Dona Luiza
Rua Joaquim das Chagas com a avenida Brasil
Rua Ouro Preto com avenida Brasil
Rua Dona Luiza com avenida Paranaíba
Rua Marechal Floriano com rua Major Gote
Rua Tenente Bino com Getúlio Vargas

Lucimar informou também que existe projeto para substituir os equipamentos antigos que estão dificultando a visão dos motoristas. Com relação aos equipamentos danificados, a diretora de trânsito informou que existe uma equipe só para fazer a manutenção dos semáforos. Ela pediu para que as pessoas liguem no telefone 0800 34 74 77 sempre que encontrar um equipamento com problema.

Autor: Maurício Rocha