12º Encontro do IGESP reúne a cúpula da segurança pública em Patos de Minas.

Patos de Minas vai ganhar o Projeto “Olho Vivo”. A implantação do sistema de monitoramento por câmeras que tem ajudado a reduzir os índices de violência em diversas cidades do país foi anunciado na tarde dessa quinta-feira (22) pelo secretário de estado de defesa social, Rômulo Ferraz, durante encontro de  Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp) na cidade.

Este ano, Patos de Minas é a 12ª cidade do Estado a sediar uma reunião do IGESP. O encontro reúne as principais lideranças do setor de defesa social de Minas para levantar os problemas e buscar alternativas para reduzir os índices, principalmente, dos crimes violentos. Na 10ª Região, que envolve toda a região do Alto Paranaíba, os dados serão divulgados no final do ano.

Os problemas enfrentados pelas polícias Civil e Militar na cidade, no entanto, são visíveis. O principal deles é a falta de pessoal. De acordo com o secretário Rômulo Ferraz, o processo de aposentadorias nas corporações acelerou nos últimos meses. Ele explicou que o Estado abriu concursos em todas as áreas para tentar recompor o quadro de profissionais.

Além do reforço no efetivo, o secretário de defesa social anunciou a instalação do Projeto Olho Vivo na cidade. 18 câmeras de vídeo serão instaladas para auxiliar no combate à violência. As câmeras são monitoradas 24 horas por dia e alcançam resultados expressivos. As cidades que instalaram apresentaram redução de até 40% nos índices de criminalidade.

De acordo com o coronel Elias Perpétuo, comandante da 10ª Região da Polícia Militar, o Projeto Olho Vivo será um reforço na segurança. Ele explicou que as câmeras serão instaladas em pontos estratégicos para combater principalmente os furtos e roubos.

Um processo de licitação será aberta nos próximos dias e, segundo o secretário de defesa social, o Olho Vivo estará funcionando em Patos de Minas já no primeiro semestre de 2013.

Autor: Maurício Rocha