A prefeitura pediu um prazo de 120 dias para que seja feito um estudo de como seriam realizadas as alterações que devem realmente acontecer. Representantes das diversas entidades ligadas ao comércio, indústrias e ao transporte público da cidade foram de acordo com as mudanças e apresentaram sugestões para a administração.
O novo horário da carga e descarga do município, já apresentada anteriormente, será das 19h00 às 9h00. Assim, as placas de sinalização devem ser alteradas. Isso deve abrir mais vagas para estacionamento no centro que deverá contar com a volta da Zona Azul. O presidente da CDL, Eduardo Castanheira, sugeriu a implantação de um modelo moderno para que a rotatividade no estacionamento realmente aconteça.
A ideia seria a instalação de parquímetros digitais, como na cidade de Londrina. As máquinas sugeridas funcionam tanto com moedas ou cartões de crédito, o que levaria a uma maior presteza para o motorista. Além disso, ficou definida também a implantação de uma faixa exclusiva para o transporte coletivo urbano.
Eduardo Castanheira informou que a linha de ônibus começaria em frente à Dipam, na Rua Major Gote e iria até a Rua General Osório do lado direito da pista que foi escolhido devido às portas de embarque e desembarque dos passageiros. Em direção contrária, a faixa exclusiva começaria na Rua Agenor Maciel, perto do Mercado, passando pela Olegário Maciel e depois tomando a avenida Getúlio Vargas até o fim.
Uma faixa na Major Gerônimo também está prevista, mas ela deve ficar para outra oportunidade. Castanheira informou que, com a alteração, os coletivos ganhariam mais agilidade e a confiança dos passageiros. “Não haveria atrasos nos horários já definidos e os percursos feitos com 50 minutos podem diminuir até para 30 minutos”, afirmou.
E as definições não param por aí. A administração municipal também resolveu criar um centro de distribuições de mercadorias. A intenção é evitar que veículos grandes e pesados adentrem a área central, dando mais agilidade ao trânsito. A princípio, ficou definido que um pátio para descarga próximo à BR 365 seria criado onde os veículos passariam as mercadorias para veículos menores.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, a administração pediu um prazo de 120 dias a fim de que seja realizado um estudo para início das alterações. Os representantes das entidades que participaram da reunião esperam que as mudanças possam melhorar o conturbado trânsito no centro da cidade.
Autor: Farley Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]