Reportagem publicada na edição desta quarta-feira (30) do jornal “O Tempo”, um dos maiores de Minas Gerais, afirma que novas jazidas de gás natural serão anunciadas em Patos de Minas. A afirmação também é feita em outra postagem publicada no blog do comentarista de economia Luis Nassif.

No jornal “O Tempo” a reportagem produzida por Helenice Laguardia e Zu Moreira faz um histórico da descoberta de gás natural na bacia do São Francisco e anuncia que exploração de gás natural em terras mineiras irá começar em março. A matéria é concluída com a expectativa do mercado do anúncio de novas descobertas em Patos de Minas.

Leia a matéria na íntegra:

Exploração de gás em Minas será em março
Novas jazidas podem ser anunciadas em Patos de Minas
Helenice Laguardia e Zu Moreira


A exploração de gás natural em terras mineiras irá começar em março. O subsecretário de desenvolvimento minerometalúrgico e política energética da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Paulo Sérgio Machado Ribeiro, informou que o Estado já prepara a perfuração do primeiro poço na bacia do São Francisco. Serão 3.000 metros de profundidade, em Morada Nova de Minas, no Alto São Francisco, num investimento de cerca de R$ 15 milhões. A perfuração será feita pelo consórcio formado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas (Codemig), órgão do governo estadual, Delp Engenharia e Orteng.
O consórcio trabalha em bloco licitado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). "A bacia sedimentar do São Francisco se assemelha à da Sibéria", disse.


Petrobras. Apesar de ter arrematado seis blocos para prospecção de gás natural no local, a Petrobras informou ontem que ainda não definiu o começo de uma nova perfuração na bacia porque está analisando os estudos de superfície realizados por empresas contratadas pela estatal. "A Bacia de São Francisco tem pouca densidade exploratória. Existem bacias com prioridade maior", justificou a empresa sobre a falta de cronograma definido.


Com sonda própria, a Petrobras informou que poderá ou não iniciar novas perfurações na área mineira da Bacia do São Francisco em 2010 e 2011. A empresa já perfurou quatro poços exploratórios na bacia, sendo dois no Estado de Minas Gerais, em 1988, um em Goiás, em 1989, e um na Bahia, em 1997, mas nenhum resultou em descobertas. A Petrobras admitiu que se existirem condições favoráveis na região somente a perfuração poderá definir.


A ANP calculou 380 mil quilômetros quadrados nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Goiás, além do Distrito Federal. Ao todo, são 251 municípios, sendo 179 em Minas Gerais. As estimativas das reservas da Bacia do São Francisco indicam volume de cerca de 1 trilhão de metros cúbicos de gás.


Informações de mercado dão conta que a Petrobras se prepara para anunciar em breve grandes descobertas de gás em terra firme. Uma bacia que pega Patos de Minas, no Alto Paranaíba mineiro, e se estende por vasta região. Ouvidos pela reportagem, entidades de classe empresarial e a prefeitura local não souberam informar sobre tal descoberta.