Os motoristas que trafegam pela BR 354 devem redobrar os cuidados ao passarem pela região de Chaves, poucos quilômetros depois da entrada de Carmo do Paranaíba. Máquinas e homens trabalham em ritmo acelerado na reconstrução da rodovia. A obra do Governo Federeral vai custar cerca de R$ 150 milhões de reais.


Na semana passada, o Patos Hoje mostrou os preparativos da empreiteira vencedora da licitação para montar sua estrutura próxima ao Trevo da Pipoca. Na região de Chaves, o trabalho está mais adiantado. Por lá, a obra já começou e segue em ritmo acelerado. Já é possível trafegar por trechos totalmente reconstruídos.


O projeto prevê a restauração completa da BR 354. A pavimentação dos 133 quilômetros, que vão do Trevo da Pipoca em Patos de Minas até o entroncamento com a BR 262, será retirada, triturada para formar a base e substituída por um asfalto novo. O trabalho é feito por máquinas gigantescas e exige paciência dos motoristas.


No trecho em obras, o tráfego de veículos é liberado em apenas um das pistas. Por isso, às vezes é preciso esperar. Os motoristas, no entanto, não reclamam. A BR 354 foi construída em 1972 e nunca passou por uma restauração completa como esta. A rodovia já viveu momentos críticos e chegou a ser interditada em 2007.


De acordo com o diretor do Dnit em Patos de Minas, Saulo Morais, a expectativa é de que as obras de restauração da BR 354 sejam concluídas em um prazo de dois anos.