Os radares estão localizados em 14 pontos.

Os motoristas que excederam o limite de velocidade na BR 365 nos últimos dias, nos pontos onde foram instalados os radares e lombas eletrônicas, podem ficar despreocupados. Os equipamentos instalados ao longo da rodovia ainda não começaram a funcionar. Eles dependem de verificação do Instituto Nacional de Metrologia – INMETRO para entrarem em operação.

Os equipamentos de controle de velocidade dos motoristas começaram a ser instalados na BR 365 no ano passado, logo após a conclusão das obras de restauração da pavimentação. Eles estão localizados em 14 pontos diferentes, no trecho de aproximadamente 140 quilômetros entre os municípios de São Gonçalo do Abaeté e Patrocínio.

Há radares em trechos de curva, nos locais com movimentos de entrada e saída de veículos e pontos críticos com risco de acidentes. Alguns locais foram indicados pela Polícia Rodoviária Federal com base em históricos de acidentes na BR 365. A maioria dos equipamentos está dentro do município de Patos de Minas. A instalação já foi concluída.

A maior dificuldade foi levar energia aos equipamentos. Esse trabalho também já foi feito e o início do funcionamento dos radares, segundo a direção do DNIT, está dependendo apenas de vistoria do INMETRO. O Instituto deverá fazer a aferição dos radares e lombadas eletrônicas para garantir que os equipamentos estão funcionando corretamente.

De acordo com o superintendente do DNIT, Saulo Morais, esse serviço deverá ser realizado nos próximos dias para os equipamentos possam entrar em operação. O DNIT também anunciou a instalação de mais radares em outros trechos da BR 365 como no KM 404 no Trevão Leilões, na ponte do Rio Paranaíba logo após a passagem de nível da CEASA Regional, no Km 448 onde está a ponte sobre o rio Espírito Santo e próximo a entrada da indústria de alimentos localizada na BR 365.

Autor: Maurício Rocha