Em determinados momentos, o fogo chegou a invadir a pista. A fumaça impedia a visibilidade.
Quem for aproveitar as férias escolares para viajar deve se preparar para enfrentar um problema a mais. Além do movimento intenso e da realização de obras em alguns trechos, a visibilidade é prejudicada pelas queimadas. A fumaça que sai do acostamento e invade a pista faz aumentar os riscos de acidentes.

Quem passou pela BR 354 no início da noite dessa segunda-feira (11) teve que conviver de perto com o problema. Pelo menos quatro focos de incêndio foram registrados. Em determinados momentos, o fogo ficou tão grande que chegou a invadir a pista. A fumaça impedia a visibilidade.

Durante o período de estiagem e seca (nos meses de junho e julho) aumentam os riscos de incêndios florestais devido à baixa umidade do ar, facilitando a queima da vegetação. As pontas de cigarros lançadas por motoristas e passageiros são as principais causas de incêndios às margens das rodovias.

Ao deparar com uma queimada, os motoristas devem redobrar a atenção, pois a fumaça diminui a visibilidade. É necessário reduzir a velocidade por que, com a fuligem, os pneus dos veículos perdem a aderência. Ligue a luz baixa do farol, nunca pare próximo à fumaça e avise as autoridades competentes.

Em Patos de Minas, a Polícia Militar de Meio Ambiente pode ser acionado pelo telefone (34) 3818 6100. A pessoa que for flagrada realizando queimadas pode ser presa, multada e condenada a reparar o dano ambiental.

Autor: Maurício Rocha