O grande número de queimadas registrado nos últimos dias em Patos de Minas tem sido motivo de preocupação para as autoridades do município. Os terrenos baldios são os principais alvos, para o desespero das pessoas que moram próximas. O Corpo de Bombeiros registra, em média, três ocorrências de queimadas em lotes vagos e às margens das rodovias todos os dias.


Os transtornos provocados pelas queimadas são muitos. O fogo em terrenos baldios transforma a fuligem em sujeira para as pessoas que moram próximas. A fumaça polui o ar e agrava as doenças respiratórias. Quem tem asma e bronquite, que sofre nesta época de ar seco, enfrenta ainda mais dificuldades e muitas vezes vai parar no hospital.


No campo, as queimadas empobrecem o solo e exterminam espécies animais e vegetais. Aqueles que conseguem sobreviver às chamas migram para outras áreas causando ainda mais problemas. Nas cidades, roedores e animais peçonhentos, muitas vezes vão parar dentro das casas.


Às margens das rodovias, as queimadas podem custar vidas. A fumaça prejudica a visibilidade dos motoristas e provoca acidentes. É por isso que, quem provoca queimadas, comete crime ambiental. As denúncias devem ser encaminhadas à Polícia Militar de Meio Ambiente através do telefone 3818 6100.