Os bombeiros uaram jatos d'água para extinguirem as chamas que queimavam a mata perto da antiga CICA.

O fim de semana prolongado de Nossa Senhora da Abadia foi marcado pelas queimadas em Patos de Minas. Elas ocorreram nos quatro cantos da cidade e trouxeram inúmeros prejuízos. Na Companhia de Bombeiros o número de chamados para controlar queimadas e incêndios florestais impressiona. Foram mais de 20 registros.

Depois de se desdobrar para controlar dois enormes incêndios florestais, um na região da localidade de Baixadinha e outro na reserva florestal que existe acima do bairro Jardim Panorâmico, os bombeiros tiveram trabalho para apagar as queimadas em lotes vagos no perímetro urbano de Patos de Minas.

Nessa segunda-feira (15), as chamas se alastraram pelo matagal que existe nas proximidades da fábrica desativada da Cica. O incêndio começou no início da tarde e saiu destruindo tudo que encontrava pela frente. O fogo chegou a atingir as dependências da indústria e só foi controlado com a chegada dos bombeiros que usaram jatos de água para evitar estragos ainda maiores.

De acordo com informações de testemunhas, a queimada no local foi provocada por um vizinho. O matagal nos fundos do bairro Cidade Nova incomoda os moradores. Os prejuízos causados pelas queimadas, no entanto, são ainda maiores. Além da poluição, a fuligem provoca muita sujeira.

O Corpo de Bombeiros alerta que as pessoas devem evitar as queimadas. O tempo seco desta época do ano pode deixar o fogo incontrolável, causando grandes prejuízos ao meio ambiente.

Autor: Maurício Rocha