O Mapa da Qualidade das Águas de Minas Gerais divulgado nessa quinta-feira (26) pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) mostra que a qualidade da água do rio Paranaíba é a pior quando passa por Patos de Minas. O estudo é resultado do Projeto Águas de Minas, que monitora as águas superficiais do Estado, realizado a partir da coleta trimestral nas oito principais bacias mineiras.
Os indicadores obtidos avaliam a frequência de ocorrência de contaminação em decorrência de matéria orgânica e fecal, sólidos e nutrientes (Índice da Qualidade das Águas – IQA) e a ocorrência de substâncias tóxicas (Contaminação por Tóxicos - CT).
A qualidade das águas da bacia do rio Paranaíba, em 2008, variou pouco em relação a 2007. Como acontece desde 2003, houve predominância do IQA Bom (54,2%), pouco acima do registrado em 2007 (47,9%). A ocorrência anual de IQA Médio diminuiu de 42,3% em 2007 para 26,4% em 2008, e a de IQA Ruim aumentou, passando de 9,9% de frequência em 2007 para 19,4% em 2008.
O IQA em 2008 foi influenciado negativamente de maneira expressiva pela presença de coliformes e fósforo total. Isso demonstra a relevância da atividade de agropecuária na degradação dos recursos hídricos, com contaminação fecal e erosão. Também deve ser considerado o lançamento de esgotos sanitários de várias localidades nos corpos de água.
Os piores Índices de Qualidade da Água estão localizados sempre após grandes cidades. A coleta feita no rio Paranaíba, após Patos de Minas, foi o destaque negativo da pesquisa feita pelo Igam. Com cerca de 30 toneladas de esgoto sendo despejadas diariamente no rio sem nenhum tipo de tratamento a qualidade da água foi considerada ruim.
Esses resultados refletem os impactos sobre os corpos de água causados pelo lançamento de efluentes domésticos e industriais sem tratamento, extração de fósforo e pecuária presentes na bacia do rio Paranaíba.
Qualidade da água do rio Paranaíba piora ao passar por Patos de Minas
O Mapa da Qualidade das Águas de Minas mostra que a qualidade da água do rio Paranaíba é a pior quando passa por Patos de Minas.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 01/06/2026
- em Esportes
Patenses brilham em competições pelo país; Rafael Nascimento foi bronze no Pan-Americano de Karatê
- (21)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Cidade
Flávio Bolsonaro confirma visita a Patos de Minas nesta quarta-feira e participação na Fenamilho 2026
- (574)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Cidade
Acidente entre carro e caminhão mobiliza equipes de resgate e até helicóptero na BR-146
- (0)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Cidade
Vídeo mostra ataque de Pit Bulls que quase matou cão comunitário e revoltou moradores das Chácaras Caiçaras
- (185)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Cidade
Festa de Santo Antônio terá telão para estreia do Brasil na copa e sorteio de fusca em Patos de Minas
- (2)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Cidade
Motorista perde controle de caminhão-tanque em descida, bate em barranco e interdita parcialmente a MG410
- (5)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Regionais
Polícia Civil indicia idoso de 66 anos por estupro de vulnerável contra criança de 3 anos em Rio Paranaíba
- (10)
- COMPARTILHAR
- 28/05/2026
- em Regionais
Mulher esfaqueia homem, ateia fogo no corpo dele e acaba presa pela Polícia Militar em Monte Carmelo
- (31)
- COMPARTILHAR
- 25/05/2026
- em Regionais
Justiça nega exame de DNA em ação para anular paternidade de homem falecido em João Pinheiro
- (1)
- COMPARTILHAR
- 24/05/2026
- em Regionais
Engenheira química morre após caminhonete bater de frente com carreta na BR040
- (37)
- COMPARTILHAR
- 23/05/2026
- em Regionais
Homem é condenado a 210 anos de prisão por estupros cometidos contra a filha em MG
- (47)
- COMPARTILHAR
- 21/05/2026
- em Regionais
PM flagra suspeito caminhando com mochila infantil à noite e prende dupla por furto em construção
- (0)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Gerais
Operação em SP investiga ONG da produtora do filme sobre Bolsonaro
- (2)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Gerais
Declaração do IR pode passar a ser automática em até três anos
- (0)
- COMPARTILHAR
- 29/05/2026
- em Gerais
STF: maioria é contra lei que permite pais vetarem aulas sobre gênero
- (2)
- COMPARTILHAR
- 29/05/2026
- em Gerais
Receita paga nesta sexta maior lote de restituição do IR da história
- (0)
- COMPARTILHAR