O Projeto da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba para a criação de uma clínica para a recuperação de dependentes químicos deu mais um passo na manhã desta sexta-feira (19). Autoridades e lideranças se reuniram na sede da AMAPAR em busca da ajuda do Governo do Estado. O encontro teve a participação do subsecretário de políticas para as drogas de Minas Gerais Cloves Eduardo Benevides.


O encontro foi aberto pelo presidente da AMAPAR e prefeito de Lagoa Formosa Edson Machado. Ele falou da preocupação das autoridades com a avanço do consumo de drogas, principalmente do crack, na região e da importância de se buscar mecanismos para livrar os dependentes das mãos dos traficantes.


O chefe do 10º Departamento da Polícia Civil, Márcio Siqueira, falou do trabalho de combate ao tráfico de drogas na região. Um dos idealizadores da proposta, o delegado esclareceu que apesar do intenso trabalho de combate as organizações que comandavam o tráfico de drogas na região, o crack continua fazendo novas vítimas. De acordo com ele, sem uma clínica de recuperação o trabalho não surtirá o efeito desejado.


O subsecretário de políticas sobre drogas, Cloves Eduardo Benevides, disse que o Governo do Estado tem um projeto exclusivo para a recuperação de dependentes químicos. Ele informou que existem parcerias e subvenções para mais de 30 instituições parceiras em Minas Gerais e que existe um projeto para a construção de Centros Regionais.

O subsecretário disse que ficou surpreso com o interesse dos prefeitos da região e que isso facilita a criação de um destes centros na região. Cloves Benevides informou que o primeiro passo é fazer um levantamento da demanda da região por este tipo de tratamento, o que deve acontecer em 30 dias.


Na região, a intenção dos prefeitos é criar um Consórcio Intermunicipal para a construção da clínica de recuperação de dependentes químicos. O resultado da reunião deixou os participantes entusiasmados.