Auto atendimento da Caixa Ecônomica Federal em Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara Municipal de Patos de Minas pretende ampliar a segurança nos terminais de autoatendimento das agências bancárias da cidade. A iniciativa do vereador David Balla impõem obrigações aos Bancos para proteger principalmente os correntistas que utilizam os equipamentos. O projeto já foi aprovado em primeiro turno.

Os caixas eletrônicos das agências bancárias tem se tornado alvo de ladrões nos quatro cantos do país. Em Patos de Minas, a explosão do terminal de autoatendimento do Banco Mercantil há alguns dias chamou a atenção da população, mesmo tendo sido presos os assaltantes. Além disso, esses locais têm sido usados por estelionatários para aplicar golpes nos correntistas.

Para amenizar esse problema, o vereador David Antônio Sanches foi buscar uma medida que já está funcionando na cidade de Uberlândia. O Projeto de Lei levado a votação na Câmara determina que as agências bancárias mantenham pelo menos um segurança em cada terminal de autoatendimento. Além disso, esses pontos devem ser monitorados por circuito de TV de dentro e de fora do estabelecimento.

Segundo o vereador, o serviço deverá ser custeado pelos Bancos. No caso do terminal de autoatendimento que funciona na rodoviária, os bancos que possuem caixas eletrônicos no local deverão ratear o custo do serviço. “Os bancos são as instituições que mais lucram neste pais e devem arcar com esta despesa”, afirma o vereador.

O Projeto de Lei também estabelece punições para as agências bancárias que descumprirem a determinação, que vai de advertência a multas que variam de R$ 17.700,00 a R$ 177 mil. Depois que a proposta for aprovada em segundo turno, os bancos terão 90 dias para cumprir a determinação.

Autor: Maurício Rocha