Atento para a ética do consumo consistente, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Patos de Minas criou o projeto Amigo Digital, para a coleta de computadores e periféricos usados. O objetivo é recondicionar os equipamentos para o uso. Os computadores restaurados serão doados para famílias carentes.

A tecnologia trouxe imensuráveis benefícios ao homem. Em contrapartida, os resíduos eletrônicos, se despejados de forma inadequada, provocam enorme impacto ambiental. Entretanto, existem formas de evitar o lançamento de equipamentos e sucatas no meio ambiente. Trata-se de uma palavrinha conhecida, mas ainda pouco praticada pelo ser humano: a reciclagem.

Para isso, o CVT formou o Núcleo de recondicionamento de Computadores (NRC). O material arrecadado será repassado ao NRC para que os alunos do curso de Manutenção em Computadores possam repará-los e colocá-los em funcionamento. Em seguida, as máquinas serão encaminhadas para famílias carentes que não têm condições de financiar computadores novos. O que não puder ser reutilizado será reciclado e transformado em utensílios domésticos.

“É uma forma que encontramos para ajudar na preservação do meio ambiente, oferecer equipamentos aos alunos para a parte prática do curso e, ainda, de promover a inclusão digital”, conta o coordenador geral do CVT, Gustavo Gonçalves.

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) fará uma seleção das pessoas que serão beneficiadas. Além disso, os selecionados terão acesso a cursos de informática básica no CVT e Telecentros da região.

Os interessados em doar equipamentos devem procurar a sede do CVT Patos de Minas. A Unidade funciona anexa ao Projeto Saci de frente com o Cemitério de Santa Cruz. O CVT foi inaugurado no final do ano passado numa parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes - MG). O centro foi uma conquista do então prefeito Antônio do Valle.