Profissionais do Show Business brasileiro se reuniram este mês em São Paulo na 1ª Expo Show Business. A solenidade de entrega da premiação, realizada no Espaço Banespa, na capital paulista, foi organizada pela Editora Espetáculo e reuniu os mais importantes profissionais do mercado da música, representantes de artistas, produtores e promotores de shows, empresários artísticos, fornecedores de serviços e equipamentos, diretores de espaços para eventos, diretores de gravadoras, de estúdios e de editoras musicais. O empresário e produtor patense, Sílvio Otávio Neves de Amorim, recebeu o prêmio como destaque do Triângulo Mineiro no mercado brasileiro de shows.

Para criar a feira, a Editora Espetáculo teve como impulso o momento prolífico pelo qual passa o mercado de entretenimento nacional. Segundo pesquisa da consultoria PricewaterhouseCoopers, China e Brasil devem liderar o crescimento nesse setor nos próximos cinco anos. Até 2013, nosso país pode ter um aumento anual de cerca de 8,7% no volume de negócios na área de show business. Hoje, esse filão representa a expressiva fatia de 6% do PIB nacional. Mesmo assim, ainda carece de leis regulamentares e de mão de obra qualificada. Segundo o empresário KK Mamoni Jr (atual presidente da Abeart, entidade que congrega os principais escritórios artísticos), esses são uns dos entraves do show business brasileiro que precisam ser sanados. "É necessário que, a partir de agora, o mercado passe por profissionalização. Só assim continuaremos nessa toada ", explica KK.

O nicho de grandes produções tem sido bem explorado e vem crescendo constantemente. Prova disso são as fusões entre Grupo ABC, Evenpro e Mondo e entre Planmusic e Traffic, que criaram duas gigantes no setor. Mas o momento é de adaptação e busca de soluções para compensar o fraco desempenho da indústria do disco nos últimos dez anos. Um dos principais talvez seja o de feiras agropecuárias, que arregimentam não só as estrelas do sertanejo, mas também grandes expoentes do rock, do samba, da MPB, do axé e até do gospel e da música eletrônica. O formato garante o preenchimento da agenda de shows de muitos artistas. Os sertanejos, por exemplo, dependem cada vez mais das apresentações desse tipo.

A premiação para os profissionais do Show Bussiness, além de promover um estímulo para o setor, criou também um momento de reflexão entre os empresários e profissionais da área e possibilitou a realização de negócios futuros. O produtor patense Sílvio Otávio voltou para casa ainda mais entusiasmado com show Business brasileiro.