A Polícia Militar prendeu na madrugada desta quarta-feira (25) o produtor rural Gustavo Eustáquio Oliveira, de 28 anos, por furto de gado. Ele é acusado de cortar a cerca do vizinho e levar 23 animais para sua propriedade. O gado foi embarcado em um caminhão e trazido para ser vendido em um leilão em Patos de Minas.


O crime aconteceu durante a madrugada de terça-feira (24) na zona rural de São Gotardo. O proprietário dos animais Geraldo Domingos Sávio percebeu o furto ainda na parte da manhã, registrou um boletim de ocorrência e saiu à procura dos animais. Durante as buscas, ele descobriu que havia um leilão de gado em Patos de Minas.


O pecuarista chegou ao Parque de Exposições antes do início do leilão. O gado estava em um dos últimos currais. As 23 novilhas, bezerros, vacas de leite e até o touro estavam divididos em dois lotes, prontos para seguirem para a pista para comercialização.


Como o produtor Gustavo havia regularizado a situação dos animais para vender no leilão, os dois lotes renderiam cerca de R$ 20 mil. Mas Geraldo descobriu a tempo e acionou a Polícia Militar. O acusado percebeu a movimentação e fugiu, mas foi preso durante a madrugada.


Aliviado Geraldo Domingos vai poder levar os animais de volta para casa. Dois deles já tinham sido vendidos e o produtor devolveu o dinheiro para o comprador para ter as novilhas de volta. Difícil agora vai ser a convivência com o vizinho que causou o prejuízo.