
Como adiantou o Patos Hoje em reportagem publicada ontem, a Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento não apresentou o Relatório de Metas Fiscais referente ao quadrimestre de Maio a Agosto de 2015. A apresentação estava marcada para a manhã desta quarta-feira (30), mas durante a Audiência Pública, o secretário municipal de finanças e Orçamento e o diretor de contabilidade informaram que não poderiam apresentar os números.
A apresentação do Relatório de Metas Ficais é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal e deve ser apresentado a cada quatro meses em Audiência Pública. O gestor que deixar de cumprir com esta obrigação pode ter o mandato cassado, perder os direitos políticos e, o que é pior, ser multado e deixar de receber os repasses dos Governos Federal e Estadual. No caso de Patos de Minas o FPM (repasse federal) e o ICMS ( repasse estadual) representam 80% do orçamento.
A justificativa apresentada pela Secretaria Municipal de Finanças é que a empresa Consist, contratada através de licitação para gerir o sistema de informática da Prefeitura, ainda está em fase de implantação do novo programa. Com a mudança os relatórios não puderam ser divulgados com precisão.
O vereador Vicente de Paula não concordou com a Justificativa. Segundo ele o relatório é referente aos meses de maio a agosto, período em que o serviço de informática ainda era feito pela empresa antiga. O vereador João Bosco de Castro Borges criticou o prefeito Pedro Lucas. Segundo ele é a primeira vez na história de Patos de Minas que a Administração Municipal não consegue apresentar sequer um relatório de metas fiscais.
O presidente da Câmara também fez duras críticas à Administração Municipal. Segundo ele os dados financeiros do município já deveriam ter sido apresentados no final de agosto no portal da transparência. A lei garante que a população tenha acesso às informações sobre receitas, despesas e sobre a saúde financeira do município. Francisco Frechiani lamentou ainda que, sem essas informações não poderá elaborar o orçamento da Câmara Municipal.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Patos de Minas composta pelos vereadores José Carlos da Silva, Vicente de Paula Souza e João Bosco de Castro ainda decidirão qual atitude será tomada, mas o caso poderá ser levado ao Ministério Público.
Autor: Maurício Rocha
Anta Vota?
01/11/2020 09:23meu povo! vamos saír da poltrona e invadir a Câmara, esta é a hora de dizer para quem este bando de abutres trabalham. antes um vereador tinha um salário minimo hoje ganha mais que um profissional que enfrentou banco de universidade,que comeu de bandejão e passou maus momentos para quê? para ser representando por isso ai?! façamos como as cidades que invadiram suas Cãmaras e reduziram os salarios desta corja para 900 reais. Patos não pode ter 17 canalhas e cada um com 3 canalhinhas ganhando 3 mil reais e voltando ainda 1000 reais deste valor para estes bandidos. fui
Amanda
01/11/2020 09:23População preocupem-se com o que realmente precisa... isso ai sim é grave pq é o nosso dinheiro que esta em questão. Onde foi parar o dinheiro que estava aqui??????? Tomara que o ministério público entre com uma ação para cassação do mandato desse prefeito!
Doidinha
01/11/2020 09:23Quando vejo petista falar me dá náuseas! Nunca vi tanta hipocrisia.
informar sempre...
01/11/2020 09:23blabla,blabla sr.bosquinho...essa turma ai e o prefeito nada fizeram de relevante pra patos...estao no mesmo barco duelando por eles proprios e seus interesses...essa turma deveria ter pelo menos o bom senso de colocarem em votaçao para as proximas gestoes a diminuiçao do numero de vereadores,e tbem de seus salarios q. vem da uniao,estado e municipio e sai de nossos bolsos,ja tao defasados e lesados,como nos mesmos...
Omar
01/11/2020 09:23Não apresentaram o relatório pq não dá pra relatar o que não se tem como explicar... Deve tá rolando muito jaba por fora...
Omar
01/11/2020 09:23O problema não é a dificuldade de se fazer o relatório, é a dificuldade de se explicar o inexplicável...
É do PT?
01/11/2020 09:23Vereador do PT é o único que não pode criticar ninguém. Afinal, o PT quebrou o país está quebrando junto estados e municípios. Aliás, ontem aumentou de novo a gasolina e o diesel, para cobrir o rombo na Petrobrás, causado pelo PT.
DEXTER
01/11/2020 09:23O Prefeito ta ...... e andando para a cidade ultimo mandato aposentadoria gorda garantida o povo que se exploda...
o bao
01/11/2020 09:23acho que na proxima eleiçao nem a mulher do prefeito vota nele ,nao faz nada , engraçado que quando vereador ele aparecia para dar explicaçao agora o homem sumiu .ja se aposentou com esse mandato ,que se foda o povo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
TÔATOA
01/11/2020 09:23Concordo com você Gão,pois é impossível algum órgão da imprensa fazer uma matéria elogiando o Sr prefeito,pois,desde que ele assumiu a administração ele não fez para merecer um elogio!!
blues night
01/11/2020 09:23eh van grogh seu tempo ta acabando heim cara...eh!...mas tem mais um ano pra tirar do nosso ganha-pao,ne...o desenho...
Gão
01/11/2020 09:23A cada 10 matérias do Patos Hoje 9 são detonando o prefeito. Enquanto ele não cair a mídia não vai sossegar.
Doidinha
01/11/2020 09:23Petista tem moral pra criticar quem? Se quiser criticar, que critique o pixuleco e a pixuleca!
Patense
01/11/2020 09:23Que novidade o Bosquinho criticar o prefeito, desde que foi eleito foi a única coisa que ele fez. Por mim desde que o prefeito ou seja lá quem for o responsável entregue uma prefeitura com as dividas em dias e sem rombo financeiro, nem precisa prestar contas. Mas como sempre os nobres vereadores só servindo pra fazer tempestade em copo d'água. Tinha que ter apresentado o relatório? Tudo bem, eu entendo. Mas custa abrir uma exceção e deixar para tomar as medidas caso seja comprovado que é irresponsabilidade? Pra variar a oposição vai fazer o maior escândalo em mas essa briguinha política, que é outra coisa que se vê aos montes na câmara de Patos. Infelizmente, enquanto isso os digníssimos da câmara estão tranquilos e o povo se virando para sobreviver em Patos.
Zé Relator
01/11/2020 09:23Fazer relatório não deve ser tão difícil, hoje em dia tem o Excel que é uma planilha eletrônica no computador que serve bem pra esse propósito. O que tem que ter é uma pessoa, de boa vontade, pegar os documentos do quadrimestre e lançá-los na planilha, nem precisa de pagar essa empresa aí, essa envolvida no Petrolão, que todo mundo já sabe e foi veiculado na mídia. Já que tem tantos contratados e estagiários, pões uns três deles pra fazer esse relatório, em um mês, com certeza conseguem apresentar alguma coisa.