Cerca de 30 policiais militares das cidades que fazem parte da 10ª RPM começaram a receber treinamento especial na manhã desta segunda-feira (26). O trabalho faz parte das propostas apresentadas no Seminário de Educação nas Escolas e tem o objetivo de garantir a segurança dos estudantes.

A proposta foi elaborada pela Polícia Militar a partir do grande número de ocorrências registradas nas escolas da região. O maior problema está relacionado a agressões e ameaças entre os estudantes e até envolvendo educadores, furtos e vandalismo nas escolas. Também existe uma preocupação com o tráfico de drogas.

Para evitar estes problemas, além de reforçar a segurança, o comando da Polícia Militar quer mandar para as ruas homens mais preparados. De acordo com o major Jarbas, idealizador do Projeto, o policial escalado para trabalhar em uma escola vai se relacionar com crianças, adolescentes, educadores e pais de alunos envolvidos em conflitos.

“É preciso estar preparado, por que serão situações diferentes do cotidiano do policial”, explica o major Jarbas de Sousa Silva, sub-comandante do 15º BPM. O treinamento dos policiais que farão o patrulhamento escolar terá duração de uma semana. Neste prazo, eles vão conhecer técnicas e conceitos para tratar as pessoas que frequentam o ambiente escolar.