O transporte de passageiros em carrocerias de caminhões e caminhonetes está proibido há anos. Mas os chamados pau-de-arara ainda existem. Neste fim de semana, a Polícia Rodoviária Federal flagrou uma caminhonete da Paraíba transportando 12 pessoas no compartimento de carga. A viagem teve que ser interrompida.
A caminhonete era conduzida por Jozemar Garcia de Lucena, de 30 anos. Ele informou aos policiais que estava levando os passageiros de Patos na Paraíba para Foz do Iguaçu para trabalharem como vendedores ambulantes. Em conversa com os agentes da PRF, Jozemar disse ainda que transporta passageiros nestas condições há anos e que nunca sofreu um acidente.
Além do desconforto, os chamados pau-de-arara não oferecerem qualquer segurança. Em caso de acidentes, comuns no trecho de 4 mil quilômetros que separa a Paraíba de Foz do Iguaçu, o risco de ocorrer uma tragédia é grande. Por isso, a legislação de trânsito proíbe o transporte de passageiros na carroceria de caminhões e caminhonetes.
Diante disso, Jozemar foi notificado e conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Patos de Minas. De acordo com o PRF Valadão, quem carrega passageiros em pau-de-arara comete crime de condução perigosa e por colocar a vida dos passageiros em risco. A caminhonete foi apreendida e os passageiros orientados a buscarem outro veículo para seguir viagem.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]