José Ronaldo de Deus Fontes.

A justiça mandou prender o advogado patense José Ronaldo de Deus Fontes. Ele foi capturado na Operação Fortaleza da Polícia Civil em 2009 quando foi encontrado entorpecente no carro do jurista. Cinco anos depois, veio a condenação definitiva. Onze anos de prisão foi a pena estipulada pela justiça. José Ronaldo já é considerado foragido da justiça.

De acordo com o delegado Luís Mauro Sampaio, o caso chegou até o Supremo Tribunal Federal, órgão máximo da justiça brasileira, e todos os recursos foram apreciados. “A sentença transitou em julgado”, informou. O mandado de prisão para haver então a execução da pena  foi expedido pelo juiz Vinícius de Ávila Leite.

Os investigadores já começaram a procurá-lo. O delegado informou que os policiais já foram até a casa do condenado, porém ele não foi encontrado. Novas diligências estão sendo realizadas para localizar e prender José Ronaldo. Com a condenação, ele deve passar no mínimo 4 anos e dois meses atrás das grades.


Delegado Luís Mauro Sampaio.

A prisão dele aconteceu após vários meses de investigação. Na época, os policiais encontraram dentro do carro do advogado mais de meio quilo de pasta base de cocaína o que daria para fazer vários quilos de crack ou cocaína. O passageiro do carro assumiu a propriedade do entorpecente, mas, as provas confirmaram a participação do advogado nos crimes.

José Ronaldo foi condenado pelos crimes de tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico. Quem souber de alguma informação que leve os policiais até o sentenciado pode entrar em contato com a delegacia de tóxicos e entorpecentes através do 197 ou 181.

Autor: Farley Rocha