O passeio, que foi feito em concreto, recebeu uma pintura imitando os desenhos originais.
A polêmica descaracterização do passeio da Rua Major Gote, em frente à Lanchonete do McDonalds, recebeu uma pintura imitando os desenhos originais. No entanto, a providência pode ter sido em vão. O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico ainda não se reuniu e os responsáveis podem ser notificados para realmente reconstruírem o passeio.

De acordo com o chefe do Patrimônio Histórico de Patos de Minas, as pedras portuguesas são materiais nobres e só a pintura não vai trazer de volta as características originais da calçada. Ele contou que a providência não foi feita a pedido das autoridades. “Deve ter sido feita por conta própria,”, afirmou.

Mas a polêmica vai ficar ainda maior. Isso porque o passeio arquitetado para homenagear a Capital Nacional do Milho já perdeu em outros pontos sua caracterização. Em frente a um novo posto de combustível, a um prédio inacabado e a uma loja de materiais para construção, as pedras também foram retiradas para dar lugar ao concreto. Em outro ponto, o passeio recebeu pisos de cerâmica.

A proibição da modificação é porque o passeio está inventariado para ser tombado pelo patrimônio histórico de Patos de Minas. Para ser feita alguma intervenção, é preciso haver uma autorização do órgão responsável. No caso do McDonalds, que deve ser inaugurado nesta terça-feira (18), não houve essa autorização e o conselho pode ordenar que a empresa restaure o pavimento.

A descaracterização da calçada gerou uma grande polêmica e centenas de comentários foram enviados para o Patos Hoje. Alguns a favor da manutenção da calçada e muitos a favor da descaracterização em prol da modernidade. Outros criticaram a falta de manutenção e ainda o problema da dificuldade que as mulheres têm para caminharem com sapato de salto sobre as pedras.

A resposta para a polêmica deve sair mesmo do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico que é o órgão responsável para deliberar sobre a descaracterização da calçada.

Autor: Farley Rocha