O artefato foi protegido com sacos de areia e detonado.

Nesta sexta-feira (30), Patos de Minas teve o registro de uma ocorrência muitas vezes só vista em filmes. A Polícia Militar foi acionada para detonar um explosivo deixado próximo a uma empresa de bebidas na Rua Olegário Maciel. Militares com cursos antibomba foram para o local e isolaram a área. Após verificar com cautela o artefato, foi feita a detonação.

De acordo com o motorista da empresa, Adailton Cabral, um cliente chegou ao comércio e informou que alguém havia deixado um material suspeito próximo dali. Ele foi verificar e notou que realmente poderia se tratar de algum explosivo. O objeto estava em uma caixa de papelão entre o muro da empresa e uma viga de concreto.

Sem tocar na caixa, ele acionou a Polícia Militar. Os policiais com curso antibomba do 15º BPM foram até o local para verificar a situação. Primeiro, com várias viaturas, o quarteirão foi isolado para evitar que algo de mais grave acontecesse. Depois, usando capacetes e escudos especiais, eles levaram o objeto para um local mais seguro e fizeram sua detonação.

De acordo com o Ten Vilela, realmente se tratava de um artefato explosivo fabricado artesanalmente com PVC. O objeto ainda estava rodeado de pólvora.  Ainda não se sabe quem teria colocado o material ali e nem qual era a intenção dele com isso. Os funcionários suspeitam que alguém teria escondido o explosivo ali para depois pegá-lo.

O restante do material foi levado para a delegacia para as demais providências. O policial orientou que nesses casos o melhor mesmo é sair de perto e acionar a PM para evitar qualquer problema. Essa foi uma das únicas vezes que a Polícia Militar teve que se mobilizar na cidade para detonar este tipo de artefato.

Autor: Farley Rocha