A sequência de furtos e assaltos a postos de combustíveis, padarias, supermercados e lanchonetes em Patos de Minas levou a Polícia Militar a emitir um alerta para os comerciantes da cidade. O comunicado da assessoria de comunicação social do 15º BPM enumera uma série de ações que podem ser adotadas pelos próprios empresários para coibir a ação dos marginais.

A primeira recomendação é para que o comerciante instale sistemas de videomonitoramento por câmeras. Os equipamentos, segundo a Polícia Militar, se forem bem sinalizados, podem coibir a ação dos marginais. Além disso, as câmeras registram a ação dos marginais, auxiliando o trabalho de investigação da Polícia Civil.

A Polícia Militar também recomenda aos lojistas para observarem algumas medidas na hora de organizar a loja. Produtos e prateleiras devem estar dispostos de forma a permitir que os funcionários visualizem as pessoas que entram e que saem da empresa. Avisos de “você está sendo filmado” e “proibida à entrada de pessoas com capacete” também ajudam.

Além disso, os comerciantes devem evitar o acumulo de grandes quantias de dinheiro nos caixas e sempre que notar a presença de pessoas suspeitas acionar a Polícia Militar através do 190. A maioria dos assaltos em Patos de Minas é praticada por dois indivíduos, motociclistas e com os rostos cobertos por capacetes.

Outra recomendação das autoridades de segurança é para que as pessoas nunca reajam a ação de criminosos. É melhor observar as características dos assaltantes e repassar à polícia para futuras investigações.

Autor: Maurício Rocha