A cidade de Patos de Minas vai ficar pelo menos 20% maior. Um Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal prevê a inclusão de novas áreas, que eram consideradas rurais, no perímetro urbano. Com esta iniciativa, as autoridades patenses esperam reduzir o preço dos imóveis na cidade e facilitar a implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Ao todo, são cinco novas áreas incorporadas ao perímetro urbano. Elas estão localizadas nos fundos da Agroceres até o Córrego Limoeiro, do lado de cima do bairro Jardim Panorâmico até as imediações da MGC 354, na margem esquerda do Rio Paranaíba e depois do Trevo da Pipoca entre a BR 365 e a BR 354. São mais 1.225 hectares disponíveis para a implantação de moradias.

A ampliação do perímetro urbano atende a uma sugestão da Câmara Municipal de Patos de Minas e traz como justificativa, o elevado preço dos imóveis em Patos de Minas. De acordo com a prefeita Béia Savassi, o município está enfrentando dificuldade para implantar o "Programa Minha Casa, Minha Vida" para famílias com renda de até 3 salários mínimos.

Para evitar novas distorções de preços, algumas medidas foram incorporadas ao projeto. As áreas que estão sendo ampliadas deverão possuir uma reserva de 30% a 40% da área para habitação de interesse social. A área localizada na margem esquerda do Rio Paranaíba deverá ser destinada para atividades industriais, implantação de loteamentos fechados ou condomínios de chácaras.

Desta forma, o Projeto de Lei que amplia o perímetro urbano de Patos de Minas foi aprovado pelo Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR), por unanimidade e pela Câmara Municipal de Patos de Minas. Desta forma, a cidade de Patos de Minas passa de 5.600 hectares para mais de 6.825 hectares.