Foto: Arquivo Patos Hoje

Os quebra-molas se transformaram na principal ferramenta para fazer com que os motoristas reduzam a velocidade em Patos de Minas. Eles estão por toda parte e a demanda não para de aumentar. Basta acontecer um acidente mais grave para os moradores enviarem para o departamento de trânsito o pedido para a instalação de um redutor de velocidade.


Como os motoristas não respeitam o limite de velocidade, a alternativa mais viável encontrada pela Prefeitura foi a instalação de quebra-molas. Algumas das principais ruas da cidade ganharam os redutores de velocidade, como a vereador João Pacheco, Mata dos Fernandes, Ponto Chic e a avenida Fátima Porto. Os mais conhecidos são os quebra-molas da avenida J.K.


O grande número de mortes na principal via de acesso ao centro da cidade fez com que as autoridades de trânsito apelassem para os redutores de velocidade. A avenida J.K tinha sido transformada em pista de corrida. Os quebra-molas fizeram com que os motoristas reduzissem a velocidade e provocaram uma redução nos índices de acidentes e mortes.


É com a justificativa da redução dos índices de acidentes que dezenas de moradores procuraram a Secretaria de Infraestrutura nos últimos dias cobrando a instalação de quebra-molas. O diretor do departamento de trânsito explica, no entanto, que a colocação dos redutores de velocidade deve seguir critérios. De acordo com ele, não é todo lugar que pode receber um equipamento destes.


Gesonias Silva disse que os quebra-molas são apenas provisórios e que a intenção da Prefeitura é instalar radares e lombadas eletrônicas na cidade. O diretor do departamento de trânsito explicou que o processo de municipalização do trânsito está sendo finalizado para que possa ser aberta uma licitação para a contratação de uma empresa para fazer este serviço.