O município de Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, passa a adotar, a partir desta quinta-feira (23), o método de Integração de Gestão em Segurança Pública (Igesp). O modelo prevê ações conjuntas das polícias Civil e Militar, com metas para combater a criminalidade a partir de dados detalhados sobre a ocorrência como local, horário, perfil do autor e reincidência. Delegados e comandantes das corporações de Patos de Minas e região participaram da reunião de lançamento da metodologia Igesp no município.

“A adoção do Igesp nos dará uma diretriz de trabalho para o combate à violência, além de aproximar ainda mais as corporações”, afirmou o comandante da 10ª Região de Polícia Militar, coronel Marco Aurélio do Vale. De acordo com a titular do 10º Departamento de Polícia Civil, delegada Maria de Lurdes Camilli, a parceria entre civis e militares, executada de maneira informal até o momento, será fortalecida com a implantação do Igesp. “Trabalhamos em conjunto em diversas ocasiões, mas de forma empírica. A metodologia Igesp torna esta integração ainda mais planejada", ressaltou.

Nos locais onde a integração das polícias foi implantada, os índices de criminalidade violenta (ICV) apresentaram queda acentuada, segundo o secretário-adjunto de Defesa Social, Moacyr Lobato. “O que se pretende não é junção ou unificação. Buscamos o esforço integrado, preservando características e funções constitucionais de cada corporação para alcançar bons resultados na redução da violência urbana”, completou Lobato. “O trabalho integrado potencializa a redução da criminalidade”, ressaltou a superintendente de Integração da Secretaria de Estado de Defesa Social, Geórgia Ribeiro

O município de Patos de Minas foi dividido em duas Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps). São 31 bairros e o centro da cidade para a Aisp 114 e outros 37 bairros para a Aisp 115.

Durante o lançamento, representantes das corporações apresentaram os índices de criminalidade (IC) e de criminalidade violenta (ICV) locais, aferidos de janeiro a setembro de 2007 em comparação com o mesmo período de 2008 nas áreas das duas Aisps. Os números são da base de dados da Polícia Militar. Houve queda no ICV, de 3,57% para 2,83% enquanto o IC foi reduzido de 59,46% para 53,98%. O número de homicídios consumados teve redução de 50%, caindo de seis em 2007 para três em 2008. Já as tentativas de homicídio caíram de 56 para 52.

A Polícia Civil local instaurou 122 inquéritos policiais, entre janeiro e setembro de 2007, número que se repetiu no mesmo período de 2008. Enquanto o número de inquéritos relatados e remetidos à Justiça aumentou de 89 para 114 no período analisado.

Adotado pela Secretaria de Estado de Defesa Social, o modelo Igesp já está implantado em mais de 50 municípios mineiros, entre eles, a capital, os que integram a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares, Pouso Alegre, Curvelo, Lavras, Ipatinga, Barbacena, Unaí e Patos de Minas.