A decisão dos vereadores de Patos de Minas de aprovarem reajuste de mais de 25% nos próprios salários não foi bem recebida por um grupo de patenses que decidiu se manifestar na manhã deste sábado (09). Eles fizeram faixa para dizer não ao aumento e para cobrar a redução dos salários dos parlamentares.

Na reunião ordinária da última quinta-feira (07) os vereadores aprovaram com 10 votos favoráveis o Projeto de Lei que permite o reajuste de 25,23% nos salários. Os parlamentares alegam que este percentual é referente à inflação de 2017 a 2021, período em que não houve reajuste na Câmara Municipal de Patos de Minas.

Os vereadores usaram como base uma Lei Municipal de 2016 que prevê a correção dos salários com base nos índices de inflação. Com o reajuste, os salários dos vereadores de Patos de Minas passam de R$ 10.109,00 para R$ 12.659,00. O reajuste é retroativo ao mês de Janeiro.


Para os manifestantes, no entanto, o momento de dificuldades que o município passa não permite esse tipo de comportamento. Eles entendem que os vereadores já ganham mais do que o suficiente e cobram, inclusive, que os salários dos parlamentares seja reduzido.

Os manifestantes cobraram uma ação do Ministério Público e afirmaram que vão continuar se manifestando até que essa decisão seja revertida.

O vereador Daniel Amorim enviou ofício à mesa diretora abrindo mão do reajuste de 25,23%. Existe uma Lei aprovada na Câmara que permite aos vereadores reduzirem seus salários.