A Polícia Civil desencadeou a Operação Babilônia na manhã desta quarta-feira (25) em Patos de Minas e em outras cidades da região. Ao todo foram 12 prisões sendo 8 mandados de prisão preventiva e quatro prisões em flagrante. Uma adolescente de 17 anos foi apreendida. Em entrevista coletiva, o delegado Érico Rodovalho disse esse é mais um duro golpe no tráfico de drogas de Patos de Minas e região.

De acordo com ele, as investigações começaram em maio de 2021, ou seja, mais de um ano de trabalho até a desarticulação de dois grupos envolvidos no tráfico de drogas. O delegado explicou que os grupos se juntavam para comprar as drogas e, separadamente, as revendiam para seus clientes. “Eles se uniam, pois, comprando em grande quantidade saia mais barato para os grupos e com a chegada da droga eles comercializavam para seus clientes separadamente” disse ele.


Ainda segundo o delegado Érico Rodovalho, os grupos tinham hierarquias e pessoas que realizavam funções diferentes como por exemplo. Havia um líder que realizava a compra da droga, os transportadores traziam a droga para Patos de Minas, os armazenadores escondiam o material e os vendedores as destinavam aos consumidores finais. “Através deste trabalho nós conseguimos prender os líderes dos grupos e acreditamos que é um duro golpe no esquema deles e com certeza vai diminuir a incidência de crimes”.

As investigações apontaram ainda que os grupos vendiam drogas para vários bairros da cidade como Jardim Quebec, Ipanema, Nossa Senhora Aparecida entre outros. Além disso, eles também comercializavam em Presidente Olegário, Matutina, São Gotardo e João Pinheiro. Inclusive um dos acusados foi preso em João Pinheiro. Segundo as investigações, ele se mudou para lá depois de ter sido alvo de uma tentativa de homicídio.

O delegado explicou ainda que duas pessoas seguem foragidas da justiça. Cerca de 19 veículos que eram usados para a prática dos crimes serão sequestrados pelo poder judiciário. Operação Babilônia contou com dezenas de policiais, cães farejadores e um helicóptero.