A chamada Lei Seca entrou em vigor em Junho de 2008. As pesadas punições para os motoristas flagrados conduzindo veículo sob efeito de álcool mudaram o comportamento de muita gente. Dois anos depois já é possível perceber um certo relaxamento por parte dos condutores de veículos. Só neste fim de semana, a Polícia Militar Rodoviária flagrou oito pessoas dirigindo com limite de álcool no organismo acima do permitido.

Os flagrantes ocorreram durante fiscalizações realizadas nas rodovias da região durante o fim de semana. Um deles é de um motorista de um ônibus de Coromandel que transportava 20 estudantes. Os oito motoristas flagrados no teste do bafômetro foram presos em flagrante e conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil.

Este número não considerou o condutor de um veículo que perdeu o controle da direção, bateu em um barranco e capotou na estrada que liga Coromandel a Abadia dos Dourados. Duas pessoas ficaram feridas. O motorista, além de não possuir carteira de habilitação, estava embriagado. Ele só não foi preso por que ficou hospitalizado.

Conduzir veículo sob efeito de determinada quantidade de álcool é considerado crime. A concentração a partir de 0,1mg/l de álcool por litro de ar expelido pelo motorista é ilegal. Esta quantidade equivale a um copo de chope.

Após constatado o uso de álcool, o motorista será multado por infração gravíssima, no valor de R$ 955, terá a permissão de dirigir cassada por um ano e terá o veículo retido até que outro motorista vá buscá-lo.

A partir de 0,3mg/l, cerca de dois chopes, o motorista poderá também ser preso em flagrante e sofrerá processo cuja pena varia de seis meses a três anos.