As chuvas que atingiram Patos de Minas na virada do ano provocaram inúmeros estragos. Em muitos locais, a pavimentação foi arrancada pela enxurrada. Além dos pontos tradicionais de alagamento, locais que ainda não tinham sido atingidos pelas chuvas, desta vez, foram danificados. A Prefeitura elaborou um plano de trabalho para recuperar as áreas danificadas.

De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, o prejuízo provocado pelos estragos das chuvas chega a R$ 1 milhão, mas a Prefeitura terá que desembolsar muito mais que isso. Além de fazer os reparos, a Administração Municipal também deverá executar obras para resolver o problema.

O trabalho, no entanto, deve levar meses. De acordo com o secretário municipal de planejamento, em alguns pontos, como na rua Almenara e próximo à Vila Olímpica da URT, será preciso elaborar projetos para a construção de galerias de água pluvial. Nestes casos, a Administração Municipal deverá terceirizar os serviços.

Na rua São Gonçalo, no bairro Santa Terezinha, o trabalho já começou, mas as chuvas dificultam a construção da galeria de água pluvial. Neste ponto, a pavimentação foi completamente destruída. Só é possível passar por aqui a pé e, mesmo assim, há riscos de acidentes.

A casa na esquina com a rua Presidente Olegário, onde mora o presidente do bairro, também foi comprometida. A base da construção está sendo arrastada pela enxurrada. Os moradores estão ansiosos pela conclusão das obras que já foram iniciadas e estão interrompidas por causa do mau tempo.