Os membros da ONG Holofote que cuida de questões ambientais, sociais e educativas estão fazendo uma manifestação contra a redução dos canteiros centrais da avenida Paracatu. Segundo eles, a redução não irá solucionar o problema do trânsito no local e irá trazer mais problemas para a drenagem da água das chuvas.

De acordo com Ana Taglianetti, participante da ONG, a redução dos canteiros irá prejudicar o meio ambiente e não resolverá o problema do trânsito. Segundo ela, não adianta alargar a avenida se, nos extremos, a pista continuar estreita. “Isso vai afunilar o trânsito e não vai resolver o problema”, afirmou.

Eles estão recolhendo sugestões e assinaturas dos moradores para levar até a Prefeitura. A intenção é de que o problema do tráfego no local seja resolvido de outra forma. Uma sugestão é para que apenas a ciclovia, feita com materiais ecológicos, passe para dentro do canteiro central, mantendo a absorção da água da chuva e dando mais segurança para os ciclistas.

Eles sugeriram também que seja construído um parquinho para as crianças no canteiro. Segundo Ana, há poucos lugares para as crianças brincarem na cidade. As sugestões estão sendo colhidas e as opiniões se divergem. Muitos moradores são contra a redução dos canteiros, no entanto, alguns moradores são favoráveis á diminuição.

Mônica Aparecida Ribeiro que trabalha há 5 anos em uma residência na avenida diz que é à favor da redução. Segundo ela, que vai de bicicleta para o serviço todos os dias, o trânsito no local é muito problemático e os canteiros devem ser reduzidos. Fábio Albino Teixeira que é cabeleireiro há 12 anos na avenida diz que é favorável, mas só de passar a ciclovia para dentro do canteiro.

Todas as sugestões e assinaturas colhidas da população durante a manifestação serão encaminhadas para a administração municipal. Segundo os manifestantes da ONG, eles querem que se procure uma outra forma para solucionar o problema do trânsito na avenida, sem prejudicar a questão ambiental.