Patenses e olegarenses ficaram impedidos de transitar entre uma cidade e outra no primeiro dia de 2011. Deslizamentos de encostas deixaram o trânsito interditado desde a manhã deste sábado na MGC 354. Máquinas do Departamento de Estradas de Rodagem trabalham na desobstrução da pista.

Os deslizamentos de terra começaram no trecho próximo à localidade de Sertãozinho e seguiram em sequência até bem próximo da entra de Presidente Olegário. Em alguns trechos, pedras enormes ficaram no meio da pista. Em outros pontos, a terra e o barro interrompiam a passagem dos veículos.

O maior deslizamento ocorreu a cerca de 2 km da entrada de Presidente Olegário. Um enorme barranco com cerca de 50 metros de altura desceu, levando uma montanha de barro, terra e pedras para o meio da pista. O DER encaminhou máquinas, caminhões e homens para o local para tentar liberar pelo menos uma das pistas.

O trabalho começou cedo e foi dificultado pela grande quantidade de água que descia do barranco. Verdadeiras cachoeiras apareceram em diversos pontos, aumentando o risco de novos deslizamentos. Isso também dificultava o trabalho dos homens do DER. Eles retiravam a terra de um lado e ela descia do outro.

A Polícia Militar Rodoviária instalou uma barreira na saída de Patos de Minas para orientar os motoristas que seguiam em direção a Presidente Olegário para a comemoração do aniversário de 72 anos da cidade vizinha. Muitos tiveram que retornar, inclusive o ônibus que levava a banda do cantor Gusttavo Lima, a principal atração da festa.

Sem outra alternativa, os motoristas tiveram que aguardar a liberação das pistas. O trabalho é intenso no trecho a passagem foi completamente obstruída. A expectativa é de que pelo menos uma pista seja liberada nas próximas horas.