A cada infração cometida no trânsito, o motorista recebe pontos na Carteira de Habilitação. Os mais imprudentes que alcançam o limite de 20 pontos têm que prestar contas com o Departamento de Trânsito. Parece distante, mas em Patos de Minas mais de mil motoristas começaram a responder Processos Administrativos de Trânsito só de abril para cá.

O advogado Edilson Guimarães está com o escritório cheio de clientes que ganharam pontos demais na Carteira de Habilitação e podem ter o direito de dirigir suspenso. Nos casos mais graves, a punição chega a um ano e o condutor ainda é obrigado a passar por um curso de reciclagem e fazer uma nova prova de legislação.

Os motoristas que tiverem mais de 20 pontos na Carteira de habilitação estão sendo comunicados em casa pelo Detran. São mais de mil condutores notificados de abril para cá. 375 Processos Administrativos já estão em andamento. Os motoristas notificados têm um prazo para comparecer ao Departamento de Trânsito e apresentar defesa.

Nos casos em que o infrator não apresenta defesa, o processo administrativo corre à revelia e o Detran aplica a pena máxima. A punição varia de um mês a um ano de suspensão do direito de dirigir. Se o condutor for flagrado dirigindo no prazo em que estiver cumprindo a punição, perderá completamente o direito de dirigir e terá que tirar a CNH de novo.

O número elevado de motoristas respondendo Processo Administrativo por imprudência no trânsito é um alerta para as pessoas que desrespeitam as regras de circulação. Em Patos de Minas, é comum ver motoristas estacionando em local proibido, falando ao telefone enquanto dirigem e ultrapassando as paradas obrigatórias.

O delegado de Trânsito, Bruno do Carmo Garcia, alerta que, além do risco de acidente, os maus motoristas também podem perder o direito de conduzir veículos automotores.

Autor: Maurício Rocha