A construção do Campus da Universidade Federal de Uberlândia em Patos de Minas já começa a movimentar a região dos 30 paus, nos fundos do bairro Nossa Senhora de Fátima. O empresário que doou o terreno para a instalação da UFU começou a abrir a avenida que vai ligar a cidade à Universidade.

A nova avenida terá 1200 metros de extensão. Ela vai sair do loteamento que está sendo construído no final da avenida Tomaz de Aquino chegando até o local do Campus. A pista, praticamente em linha reta, vai reduzir em quase três quilômetros o percurso até a universidade.

O projeto mostra como será o acesso ao Campus da UFU em Patos de Minas. Além da pista ligando a avenida Tomaz de Aquino, outras avenidas foram projetadas para fazer o acesso no futuro. Uma delas vai ligar o Campus a avenida Marabá. A outra, que já ganhou o nome de avenida Angra dos Reis, desce a esquerda do mapa contornando a cidade até o bairro Copacabana.

Além disso, os 300 mil metros quadros destinados a construção do Campus da UFU serão demarcados por largas avenidas e rotatórias que vão circular toda a área. O Projeto foi elaborado prevendo o impacto que a Universidade vai provocar no trânsito de veículos em Patos de Minas.

O Projeto de construção do Campus também já está sendo elaborado. A reitoria da UFU encomendou a catalogação de todas as árvores nativas existentes na área para que elas sejam preservadas. O trabalho será feito por uma empresa especializada contratada pelo proprietário do imóvel.

A reitoria da Universidade Federal de Uberlândia já apresentou, ao Ministério da Educação, o orçamento para a construção do Campus de Patos de Minas. O investimento é da ordem de R$ 26 milhões para a construção de um bloco de 9.000 metros quadrados, composto por 59 salas de aula, anfiteatro, área de convivência, prédios para biblioteca e restaurante universitário.

A expectativa é de que a licitação seja aberta no mês de março para que as obras tenham início no próximo ano.