Eram dezenas de caçadores vorazes devorando cada presa que tentava escapar do fogo.
Uma grande queimada nos terrenos baldios das Chácaras Caiçaras em Patos de Minas proporcionou um espetáculo da natureza nessa quarta-feira (16). Gaviões aproveitavam o desespero de pequenos animais com o fogo e com a fumaça para se alimentarem. As aves de rapina demonstraram habilidade para capturar suas presas.

O Gavião Carijó como é conhecido se alimenta de insetos, pequenos répteis como lagartixas e cobras, pássaros e roedores. Esta espécie vive em campos com árvores, bordas de florestas, capoeiras e margens de rios e lagoas e tem se tornado cada dia mais comuns em áreas urbanas por causa da facilidade para adquirir alimentos.

Nas imediações das Chácaras Caiçaras, limite entre o campo e a cidade, os Gaviões Carijós estão fazendo a festa. Alimento não falta e as queimadas facilitam a captura de suas presas. Atordoados pelo fogo e pela fumaça, répteis, insetos e pássaros não conseguem resistir aos ataques dos gaviões que aparecem em grande número.

Nessa quarta-feira (15), a ação dos gaviões chamou a atenção. Dezenas de aves se posicionaram ao lado da queimada, a espera do alimento. Eram dezenas de caçadores vorazes devorando cada presa que tentava escapar do fogo. A habilidade para capturar as vítimas era de impressionar.

Esse é mais um desequilíbrio provocado pelas queimadas, que também poluem o ar, empobrecem o solo e causam muita sujeira. Com a chegada do período mais seco do ano, esse tipo de problema se agrava em Patos de Minas. No ano passado, com a série de campanhas de conscientização realizadas na cidade, o número de queimadas sofreu uma leve redução. O Corpo de Bombeiros espera uma queda ainda maior este ano.

Autor: Maurício Rocha