A Tropa de Choque pode ser considerada a equipe de força da Polícia Militar. Estes policiais são acionados em casos extremos, como rebeliões e revoltas populares. Não é sempre que esse tipo de problema acontece, mas para fazer parte da corporação é preciso estar preparado. Por isso, antes de concluir o curso técnico de segurança pública, os futuros soldados aprendem todas as técnicas.
O capacete e o escudo são ferramentas indispensáveis para o trabalho da Tropa de Choque. Eles servem de proteção individual para os policiais e com as técnicas usadas pela Polícia Militar podem garantir a integridade da tropa inteira. Uma barreira de escudos também impede a passagem de manifestantes e abre caminho para por fim a qualquer tumulto.
O treinamento dos futuros soldados da Polícia Militar acontece no pátio do 15º BPM debaixo de um sol escaldante. O tenente Vilela, comandante da Companhia Escola, esclarece que o policial militar não pode escolher horário, por que trabalhos deste tipo não têm hora para acontecer.
O treinamento para a Tropa de Choque ocorre na parte final do Curso Técnico em Segurança Pública. São 75 alunos participando das aulas que serão concluídas no mês de abril. A partir dos próximos dias, os futuros soldados da Polícia Militar iniciarão a fase de estágios, já trabalhando nas ruas da cidade.
Segundo a tenente Raquel, relações públicas da Polícia Militar, os novos soldados vão reforçar a segurança nas cidades que fazem parte da 10ª RPM.
Autor:
Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]