Um incêndio de grandes proporções tomou conta de uma das mais ricas reservas naturais nas imediações da cidade. Os primeiros focos de queimada foram observados pelos moradores por volta de 3h da tarde dessa quarta-feira (22). O tempo seco e o vento forte fizeram com que as chamas se alastrassem rápido. O fogo ficou descontrolado e se transformou em ameaça para os moradores vizinhos.

A nuvem de fumaça era vista a quilômetros de distância. A Reserva Ambiental está localizada na parte alta da cidade, acima do bairro Jardim Panorâmico. Algumas pessoas saíram de longe para ajudar a combater as chamas. O aposentado Jaci Dias lembrava da quantidade de animais que habitam a mata, mas nada podia ser feito. Nem o Corpo de Bombeiros se animou a enfrentar o incêndio. Foi preciso reforço.

De acordo com o sargento Silva, o fogo se alastrou rápido de mais e atingiu a copa das árvores. Entrar na reserva para combater as chamas era um risco de vida para os bombeiros. Restou esperar e monitorar o fogo para que ele não atingisse as residências próximas. Era de dar pena observar as labaredas engolirem árvores centenárias em poucos minutos.

O fotógrafo Ricardo Vicente ficou impressionado e triste com o que viu. Ele veio de Portugal há cerca de 7 meses e decidiu ir até a mata registrar as paisagens. Não eram as imagens que o fotógrafo esperava ver, mas Ricardo registrou o sol sendo engolido pela nuvem de fumaça e o desespero de uma ave de rapina sem ter pra onde ir. Acostumado com a Europa, o português não conseguiu entender por que ninguém fazia nada para salvar a reserva.


A dona Maria José Rosa de Oliveira não suportou ver tanta devastação. Ela mora nas proximidades da reserva há 11 anos e acorda diariamente com o cantar dos pássaros e a algazarra dos micos, quatis e macacos. A moradora se emocionou ao comentar sobre a mata que ardia em chamas, sendo transformada em cinzas.

E assim, o incêndio que começou por volta das 15h entrou noite à dentro. Uma nuvem de fumaça tomou conta dos bairros vizinhos e a fuligem sujou quase a cidade inteira. As chamas continuavam avançando pela mata e pondo em risco as residências que ficam mais próximas. Teve morador que se mudou com a família para evitar prejuízos.

Os bombeiros passaram a noite em vigília para evitar que o fogo se alastrasse para as residências. Muita gente foi ver de perto o trágico espetáculo das chamas. O que a natureza levou anos para construir foi destruído pelo incêndio.

Ninguém sabe ao certo como o incêndio começou. Há suspeita de que o fogo foi colocado de forma criminosa. O caso deverá ser investigado.