O fogo levou muita fuligem para as casas do bairro.

O período chuvoso mal terminou e os moradores do bairro Copacabana já começam a sofrer com as queimadas. Na tarde dessa segunda-feira (04) uma pessoa não identificada ateou fogo em diversos lotes vagos que estavam tomados pelo mato. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para conter as chamas.

O problema das queimadas se repete a cada ano em Patos de Minas. Sempre nesta época de estiagem, muitas pessoas utilizam o fogo para fazer a limpeza do capim que cresceu além da conta no período chuvoso. Uma prática que causa muitos danos para a sociedade e que também é considerada ilegal no país.

As queimadas degradam o meio ambiente de diferentes formas. Além da poluição do ar e do solo, a sujeira provocada pela fuligem causa grande incômodo. Foi o que aconteceu na tarde dessa segunda-feira (04) no bairro Copacabana. As casas vizinhas foram tomadas pela sujeira. A Romênia Cristina de Souza, que acabou de levar a roupa limpinha para o varal estava revoltada.

Os moradores mais idosos sofreram com a fumaça. Como o mato ainda esta verde a poluição provocada pelas queimadas é ainda maior. O Corpo de Bombeiros orientou os moradores a acionaram a Polícia Militar quando perceberem alguém ateando fogo nos lotes vagos do bairro. O infrator pode ser preso em flagrante.

Provocar queimada sem autorização de órgão competente constitui crime segundo o artigo 250 do Código Penal. Ele estabelece que causar incêndio expondo a vida, integridade física ou patrimônio de outro a perigo sujeita o infrator à reclusão de três meses a seis anos, além do pagamento de multa para cobrir os danos causados.

Autor: Maurício Rocha