Sacerdotes e fiéis da Diocese de Patos de Minas lotaram a Catedral de Santo Antônio na manhã desta quinta-feira (1º) para a celebração da Missa do Crisma. Neste dia que marca o fim da quaresma e o início do Tríduo Pascal, que relembra a última ceia de nosso Senhor Jesus Cristo com os doze Apóstolos, a Igreja Católica realiza a benção dos Santos Óleos e a renovação das promessas sacerdotais.

A primeira parte da celebração é dedicada aos sacerdotes das 40 paróquias da Diocese de Patos de Minas. Eles receberam o agradecimento do bispo diocesano, Dom Cláudio Nori Sturm, pela dedicação e também uma mensagem que deverá ser seguida. O líder da Igreja Católica na região recomendou fidelidade a Cristo.

Em seguida, os sacerdotes saíram em procissão com os santos óleos. O Óleo dos Enfermos, Óleo dos Catecúmenos e o Óleo do Crisma são levados para o altar para receberem a benção do bispo diocesano. Os Santos Óleos serão usados pela Igreja Castólica nas celebrações durante todo o ano.

O Óleo dos Efermos, conforme São Tiago, deve ser aplicado nos doentes para que cure as enfermidades do corpo e da alma. O Óleo dos Catecúmenos é usado no batismo, para que os catecúmenos possam ter força de renunciar ao demônio e ao pecado antes de se aproximarem da fonte da vida e aí renascer.

Por último, os sacerdotes realizam a benção do Óleo do Crisma. Este óleo significa o efeito fortificante da graça de Deus. Além da bênção especial e diferente que cada óleo recebe, o Crisma é misturado com bálsamo. No Crisma, o bálsamo simboliza a "fragância" da virtude, o bom odor que deverá desprender-se da vida daquele que põe em movimento as graças da Confirmação.

Após a celebração dos Santos Óleos, a Igreja Católica se prepara para as celebrações da sexta-feira santa. Antes, ainda na noite desta quinta-feira santa acontece a missa do lava pés.