O único local existente em Patos de Minas para abrigar menores infratores já está com 12 adolescentes apreendidos. Este número é motivo de muita preocupação por parte das autoridades, uma vez que as três minúsculas celas da Carceragem da Delegacia de Furtos e Roubos não suportam mais do que seis pessoas.

Na última vez que a carceragem da Polícia Civil ficou superlotada aconteceu uma tragédia. O adolescente Matheus Moreira Vaz da Silva, de 16 anos, foi assassinado por um colega de cela. O crime aconteceu no dia 13 de junho do ano passado. Na época havia 15 adolescentes recolhidos no local.

Depois do crime os menores infratores foram transferidos para outras unidades. Apenas quatro adolescentes permaneceram em Patos de Minas. Mas o tempo passou e a situação voltou a ficar preocupante.

Hoje, com 12 menores recolhidos, a Carceragem da Polícia Civil já exige cuidado especial. Só estão apreendidos nas três celas os adolescentes que cometeram crimes graves, como assaltos, homicídio e tráfico de drogas.

A solução para o problema pode estar na construção da sede da Associação Vem Ser. O juiz da Vara da Infância e Juventude, Joamar Gomes Nunes Vieira, está coordenando o show Solidário com Marco e Mário, no dia 06 de fevereiro, para arrecadar fundos para a construção.