O relatório foi apresentado à administração municipal.
Um estudo realizado por uma empresa de Belo Horizonte apresentou os problemas no trânsito de Patos de Minas. O relatório foi apresentado à administração municipal. Outra reunião deve ser feita para apresentar as propostas de mudança para melhoria do trânsito que conta com uma expressiva frota de veículos. Nenhuma obra maior deve ser feita.

De acordo com o responsável pelo estudo, Zenilton Kleber Gonçalves do Patrocínio, da empresa MP Engenharia, Planejamento e Administração, Patos de Minas está passando por um período de transição e está na hora de se intervir. Ele contou que o trânsito ainda não está saturado e com uma melhor gestão dos espaços pode ser melhorado o trânsito. A frota de veículos chega a cerca de 80 mil.

Zenilton ainda não apresentou as propostas de mudanças, mas adiantou algumas soluções. Os semáforos devem ser sincronizados, algumas ruas terão que mudar de sentido e a Major Gote deve perder um dos lados de estacionamento. Os estacionamentos de carga e descarga também devem ser melhor aproveitados.

Algumas ações podem acontecer de imediato, mas outras reuniões devem ser realizadas para a conclusão das propostas. Marcos André Alamy, secretário de governo, explicou que ainda não tem valores das mudanças. Ele contou que com o mapeamento vai ficar mais fácil as intervenções.

Um plano mais detalhado de mobilidade também será realizado. O estudo que, apontou vários pontos conflitantes no trânsito da cidade, vai servir também para aprimorar a questão do transporte público. Alguns pontos de ônibus poderão sofrer mudanças. Uma melhoria na sinalização também deve acontecer. Outra reunião para a apresentação das propostas será realizada em setembro.

Autor: Farley Rocha