Os engenheiros vieram de Belo Horizonte para verificar a situação da obra.
Três engenheiros do Ministério Público Estadual vieram até Patos de Minas na manhã desta terça-feira (19) para vistoriar a UPA Porte III no Bairro Jardim Peluzzo. A inspeção atende a um pedido feito pelo órgão que investiga irregularidades na construção. Os engenheiros não puderam gravar com a imprensa, mas adiantaram que não foram encontradas irregularidades graves e orientaram que o melhor a ser feito é colocar a unidade em funcionamento.

Os engenheiros vieram de Belo Horizonte para verificar a situação da obra. Acompanhados de engenheiros da Prefeitura, do Secretário de infraestrutura, Nelson Nogueira da Silva, e dos vereadores da Comissão de Saúde, José Osmar e Lázaro Borges, os peritos do MP percorreram toda a unidade verificando se havia alguma irregularidade estrutural. Foram feitas fotografias e uma análise de questões técnicas como prumo das paredes ou se havia trincos.

Os peritos preferiram não conceder entrevista, mas adiantaram que nada de mais sério foi verificado. Nadson Souza Carvalho disse que, a princípio, se houver falhas, são todas sanáveis. Ele também contou que o melhor para descobrir se há realmente alguma anormalidade é colocar a obra para funcionar. Essa foi a orientação que eles deram para os responsáveis pela administração municipal.

O laudo com o resultado da vistoria deve sair em 30 dias e deve fundamentar a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público. Os vereadores Lázaro Borges e José Osmar estão otimistas quanto ao funcionamento da unidade. Eles contaram que a UPA poderá começar a funcionar em 90 dias. Lázaro Borges informou que uma licitação está em andamento para fazer a construção do muro que vai cercar a UPA.

Nelson Nogueira contou que a ordem de serviço para a ligação da energia será dada nesta terça (19) e a instalação pode ficar pronta até o dia 28 deste mês. Segundo José Osmar, uma interrupção de energia já está programada para este dia. Quanto aos funcionários da UPA, Lázaro Borges informou que um processo seletivo será realizado até que o concurso público para preencher as vagas seja concluído.

Os engenheiros também visitariam nesta terça o prolongamento da Avenida Fátima Porto, porém este trabalho ficou para outro dia. A obra da avenida está parada à espera de uma determinação da administração municipal que está aguardando esta vistoria.

Autor: Farley Rocha