A empreiteira responsável pelas obras de acesso a Patos de Minas iniciou esta semana a construção das pistas de aceleração e desaceleração na avenida J.K. As obras vão dar mais segurança para os motoristas que trafegam pela principal entrada da cidade. O trabalho deve ser concluído nos próximos dois meses.

A construção das pistas começou com a retirada das árvores dos canteiros centrais. Cerca de 180 árvores de espécies diversas serão cortadas para dar lugar as pistas de aceleração de desaceleração. O prejuízo ao meio ambiente, no entanto, será compensado. Em um acordo com os órgãos ambientais da cidade, a empreiteira vai fazer o plantio de um número duas vezes maior que o tamanho do desmate. As mudas serão doadas pelo IEF.

Serão 22 pistas de aceleração e desaceleração ao longo da avenida J.K. Elas serão construídas nas entradas e saídas dos retornos existentes nas três vias de acesso a cidade. De acordo com o diretor do DNIT de Patos de Minas, Saulo Morais, as pistas vão acabar com as interferências que ocorrem no trafego toda vez que um motorista vai usar um contorno, principalmente quando é veículo de grande porte.

Ao mesmo tempo que inicia a construção das pistas, a empreiteira dá prosseguimento a obra da Trincheira da Ceasa Regional debaixo da BR 365. Segundo Saulo Morais, a previsão é de que até a próxima semana a empresa conclua o trabalho de asfaltamento das pistas. Quando isso acontecer ficará faltando apenas a sinalização para a liberação do trânsito no local.

A expectativa é de que as obras de acesso a Patos de Minas sejam concluídas até o mês de setembro. O Projeto, que inclui o Trevo da Pipoca, Viaduto, Trincheira, duplicação da BR 354 e melhorias na avenida J.K, custou aos cofres públicos R$ 51 milhões.