Os dois pés já estão dando fruta e várias, inclusive, estão maduras. ( Foto: Daniel Lima )

Dois pés de Acerola, apesar de ainda pequenos, têm chamado a atenção de quem passa pela rua Major Gote. Isso porque a principal via de Patos de Minas está praticamente sem árvores. Muitas foram cortadas para dar visibilidade às fachadas das lojas e as poucas que ainda restam são drasticamente podadas para ocupar menos espaço.

Os dois pés de acerola foram plantados por moradores de um prédio localizado na rua Major Gote, entre a rua Farnese Maciel e a Marechal Floriano. Um deles está bem em frente a uma loja de colchões, mas a convivência é harmoniosa. Em plena produção, além de contribuir para melhorar o ambiente, os pés de acerola oferecem frutos para quem passa por ali.

Para o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA – Ivanildo Alves – o plantio de espécies frutíferas pode ser uma alternativa para melhorar o percentual de árvores plantadas na cidade. Segundo Ivanildo, a arborização do perímetro urbano é precária e tem um déficit elevado.

O presidente do Codema informou que Patos de Minas deveria ter uma árvore plantada em pelo menos 60% dos imóveis. Entretanto, atualmente apenas 25% dos imóveis da cidade possuem árvores plantadas. Algumas leis existentes no município incentivam e até obrigam o plantio de mudas, como a que estabelece a doação de uma planta para cada criança nascida na cidade e a que obriga o plantio de duas árvores em imóveis novos para a emissão do habite-se.

Ivanildo afirma, no entanto, que essas leis não estão sendo cumpridas. O presidente do Codema lamentou o comportamento da população e disse que os efeitos já estão sendo sentidos com o aumento das temperaturas. A crise hídrica é outro fator provocado pela falta de sensibilidade da população com o meio ambiente.

Autor: Maurício Rocha