A votação foi aberta às 9h da manhã. 21 candidatos se inscreveram e foram aprovados na seleção.
Milhares de eleitores levantaram cedo neste domingo (28) para elegerem os novos conselheiros tutelares. A eleição é feita através de escolha popular e o voto é facultativo, mas os patenses deram um exemplo de cidadania e foram às urnas. As filas na porta da Escola Estadual Marcolino de Barros duraram a manhã inteira.

40 voluntários designados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente foram designados para trabalhar na eleição dos novos conselheiros tutelares. Seis mesas receptoras foram instaladas. Os eleitores foram divididos de acordo com a ordem alfabética. As filas que se formaram ao longo de toda a manhã surpreenderam os organizadores.

A votação foi aberta às 9h da manhã. 21 candidatos se inscreveram e foram aprovados na seleção para concorrerem às cinco cadeiras disponíveis no Conselho Tutelar de Patos de Minas. Na última hora, uma candidata desistiu da disputa por motivos particulares e a disputa ficou entre 20 candidatos. A maioria deles trabalhou muito em busca dos votos.

Na manhã deste domingo, quase todos os candidatos foram para a porta do Marcolino de Barros receber os eleitores. Todas as pessoas com domicílio eleitoral em Patos de Minas podiam votar. A única exigência era a apresentação do título de eleitor e de um documento com foto.

Os portões serão fechados às 15h e assim que o último eleitor votar será iniciada a apuração. De acordo com Gislene Araújo, presidente do CMDCA, assim que o último eleitor votar, os voluntários iniciarão a apuração dos votos. Ela informou que o resultado da eleição deverá ser conhecido ainda hoje.

Serão eleitos cinco conselheiros tutelares e cinco suplentes. Eles permanecerão no cargo, defendendo os direitos da criança e adolescente em Patos de Minas pelo período de 3 anos.

Autor: Maurício Rocha