Imagem: Gilberto Dumont.

Todo o Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro poderão acompanhar na tarde do dia 14 de dezembro o eclipse solar parcial. A torcida é para que o céu não esteja nublado. O eclipse será total em algumas regiões da Argentina e do Chile, onde a sombra do alinhamento Sol-Lua-Terra se projetará. Já em grande parte do Brasil o eclipse será parcial, inclusive em toda a região sudeste. A última vez que ocorreu um eclipse semelhante na região foi em 02 de julho de 2019, no finalzinho da tarde, conforme as fotos registradas pelo Observatório Dumont na ocasião.

Já este eclipse solar do próximo dia 14 terá início às 13h, e terminará por volta das 15h07min, horário de Brasília. De acordo com Gilberto Dumont, Diretor do Observatório e Especialista em Ensino de Astronomia, num eclipse solar, a Lua está alinhada entre o Sol e a Terra, obstruindo parte ou o todo da luz de nossa estrela. Para nossa região esta ocultação do Sol pela Lua se dará em torno de 20% do disco solar, e se assemelhará à imagem abaixo.

Imagem: Gilberto Dumont.

Gilberto salientou que nunca se deve olhar diretamente para o Sol sem um filtro adequado. Utilizar chapas de RX é contraindicado, já que elas não protegem contra a luz ultravioleta emitida pelo Sol. O correto é utilizar filtros específicos, dificilmente encontrados no Brasil, ou comprar vidro de óculos de soldador nº 14 ou superior, vendido em casas de ferragens. Em observações solares, mesmo com filtros, recomenda-se não observar mais que 30 segundos, sendo aconselhável dar uma pausa entre as observações.

O fenômeno ocorrerá na próxima segunda-feira, com início às 13:00 na nossa região, e dependerá se o céu estará sem nuvens para permitir a visualização. O Observatório fará fotos e vídeos, a depender das condições climáticas possibilitando o uso dos telescópios.