A Catedral, que leva o nome do santo, ficou movimentada nas primeiras horas do dia.
Muitos devotos de Santo Antônio levantaram cedo nesta sexta-feira (13) em Patos de Minas para celebrar o dia do padroeiro. A Catedral, que leva o nome do santo, ficou movimentada nas primeiras horas do dia, apesar da celebração acontecer somente no final da tarde. À noite, a festa em louvor ao santo promete movimentar a praça da avenida Getúlio Vargas.

A devoção ao padroeiro surgiu antes mesmo da construção da cidade. De acordo com historiadores, Antônio da Silva Guerra e Dona Luiza devotos de Santo Antônio e proprietários da Fazenda “Os Patos” doaram, em 1826, uma grande extensão de terras ao santo e, em 1932, construíram a primeira capela, onde hoje está localizado o cruzeiro na Praça Dom Eduardo.

A pequena capela era ponto de encontro para os moradores das fazendas, que vinha de longe para participar das missas e dos festejos para Santo Antônio. A devoção ao Santo Casamenteiro cresceu e ele se tornou padroeiro da cidade, ganhando inclusive feriado municipal em Patos de Minas.

A tradição segue até hoje. A festa em devoção à Santo Antônio movimenta a praça da avenida Getúlio Vargas. Bingo, barraquinhas de comidas típicas e apresentações artísticas movimentam as noites dos devotos. A festa já começou e tem prosseguimento até o dia 22 de junho.

A principal programação, no entanto, acontece hoje, dia do padroeiro. Uma missa em louvor a Santo Antônio acontece a partir das 17h na Catedral. Logo em seguida, os devotos sairão em procissão pelas ruas da cidade.

Autor: Maurício Rocha