A Secretaria de Estado de Defesa Social e a Prefeitura de Patos de Minas iniciaram na manhã desta terça-feira (20) um curso de capacitação para detentos do Presídio Sebastião Satiro. A solenidade foi realizada no Teatro Municipal Leão de Formosa e contou com a presença de autoridades, alunos do curso e de representantes da sociedade.

Um forte esquema de segurança foi montado para levar os detentos até o local da cerimônia. Inicialmente, o curso de qualificação para pedreiro vai atender 15 homens que estão reclusos no Presídio. Eles vão receber 200 horas de treinamento em aulas práticas e teóricas que serão realizadas durante dois meses. As aulas teóricas serão realizadas no Presídio e as aulas práticas serão realizadas em obras públicas.

A capacitação dos presidiários será feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e pelo Núcleo de Ensino e Profissionalização do Presídio Sebastião Satiro, através de um termo de cooperação técnica assinado entre o Governo do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura. O objetivo deste termo assinado entre os dois governos é promover cursos profissionalizantes e incentivar as empresas privadas na contratação formal dos reclusos profissionalizados.

O Presídio Sebastião Satiro tem cerca de 300 detentos. Muitos deles já entraram e saíram do sistema prisional mais de uma vez. Com qualificação, os responsáveis pelo projeto pretendem diminuir a reincidência prisional e criminal no município de Patos de Minas. A capacitação será oferecida em parceira com o Poder Judiciário, Poder Público e Empresas Privadas.

Durante a solenidade de lançamento do programa de capacitação para detentos, o diretor do Presídio Sebastião Satiro Ilson Álvaro Teixeira agradeceu o esforço das autoridades para melhorar o processo de ressocialização dos reclusos. O juiz da Infância e Juventude e de Execuções Penais, Joamar Gomes Vieira Nunes, lembrou que o sentido da pena vai além da punição e tem como objetivo principal a reintegração do detento à sociedade.