Essa semana, a Lagoa Grande, Cartão Postal de Patos de Minas, sofreu com o desrespeito às proibições de nadar e pescar. Na quarta-feira (16), três pessoas foram presas por estarem pescando no local. E agora, o desrespeito foi com a proibição da prática de natação.

Na tarde desta quinta-feira (17), várias crianças foram flagradas, ainda com o uniforme escolar, nadando e se refrescando do calor que fazia nas águas poluídas da Lagoa. A equipe de reportagem do Patos Hoje recebeu a denúncia por volta das 16 horas e seguiu para o local.

Encontramos cerca de dez crianças e adolescentes, despreocupados, se divertindo nas águas contaminadas com algas prejudiciais á saúde humana. Alguns nem se importaram com o registro das imagens e continuaram nadando.

De acordo com um estudo da Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerias, a água da Lagoa está contaminada com algas azuis e a ingestão ou só o contato com a água pode trazer sérios problemas de saúde para as pessoas.

De acordo com informações do site da Copasa, o contato com a água contaminada com algas azuis ou cianobactérias pode ocasionar irritação da pele ou erupções, inchaço dos lábios, irritação dos olhos e ouvidos, dor de garganta, inflamações nos seios da face e asma.

E no caso de ingestão, as algas tóxicas podem provocar náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreias, complicações no fígado e fraqueza muscular e o médico deve ser procurado imediatamente. Fica um alerta para a população não consumir pescado da Lagoa e nem praticar natação no local.