O número de cédulas falsas apreendidas no fim de semana prolongado da Fenamilho chamou a atenção das autoridades policiais. Mesmo com as dicas passadas aos comerciantes antes da Festa, cinco ocorrências foram feitas nos últimos quatros dias com a apreensão de dinheiro falsificado. Um adolescente que tentava passar uma cédula para frente foi apreendido.

O alerta da Polícia Militar é por que os estelionatários aproveitam os locais de maior movimento para passar as cédulas falsas. Duas ocorrências foram registradas em comércios da avenida J.K. Outras duas cédulas falsas foram apreendidas na Praça do Fórum. Um comerciante do Parque de Exposições também foi enganado.

A Polícia Militar orienta as pessoas, principalmente aos comerciantes, a observarem a marca d'água das notas. Cerca de 60% das cédulas falsas retidas pelo Banco Central não apresentam marca d'água. Alguns cuidados também podem evitar a ação dos estelionatários.

-Segure a cédula contra a luz, olhando para o lado que contém a numeração. Observe na área clara à esquerda, as figuras que representam a República ou a Bandeira Nacional, em tons que variam do claro ao escuro.
- Sinta com os dedos o papel e a impressão. O papel legítimo é menos liso que o papel comum.
- Observe a estrela do símbolo das Armas Nacionais nos dois lados da cédula.
-Tente visualizar as fibras coloridas. Ao longo de toda a cédula, podem ser vistos pequenos fios espalhados no papel, nas cores vermelha, azul e verde, em ambos os lados.
-E sempre que possível, compare a cédula suspeita com outra que se tenha certeza ser verdadeira.

Cuidados como este podem evitar prejuízos causados por estelionatários. Ao receber uma cédula falsa, a vítima deve acionar imediatamente a polícia. De acordo com o tenente R. Santos, comandante da 86ª Cia PM, tentar passar uma cédula falsa para outra pessoa para se livrar do prejuízo, também é crime.